Sábado – Pense por si

Klaus Saalfield: o refugiado judeu dono da casa que foi do rei emérito espanhol

Miriam Assor
Miriam Assor 13 de setembro de 2020 às 17:00

Alemão veio com os pais e a irmã para Portugal, escapando à perseguição nazi. Desde o final dos anos 1980 que é o proprietário da imponente Vila Giralda, no Estoril, onde viveu Juan Carlos, rei emérito de Espanha.

Na Rua da Inglaterra 367, onde já residiu a família real espanhola, vive, desde o final dos anos 1980, o alemão Klaus Saalfeld. Discreto, de poucas falas, ou de falas suficientes, o tamanho do seu coração é maior do que a Europa, assegura um amigo de longa data. Nasceu, em junho de 1931, na cidade que serviu de estrado para a batalha travada em maio de 1945, e que ditou o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Mas até à conquista de Berlim pelos soviéticos, ao suicídio de Hitler e à queda do mal, milhões de inocentes seriam derretidos em fornos crematórios e gaseados nas câmaras de gás. Algumas pessoas, no prelúdio da obscena política antissemita, não foram nos comboios, que andavam ao aterrador ritmo da morte, porque puderam pagar um imposto absurdo para conseguir deixar a Alemanha. É o que poderá ter acontecido à família de Klaus Saalfeld que deixou Berlim, perto de 1937, para se refugiar na Holanda.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.