Há sete anos que Filipe Pereira luta contra um atentado ambiental. O foco poluidor tem origem no complexo mineiro de Aljustrel explorado pela Almina. A não perder no Investigação SÁBADO esta noite, na CMTV.
Filipe Pereira, jovem veterinário, luta há mais de sete anos contra aquilo queconsidera ser um atentado ambiental. Em causa está a poluição de uma ribeira que atravessa a sua propriedade em Aljustrel, cujo foco poluidor tem origem no complexo mineiro, o principal empregador privado desta vila alentejana.
A carregar o vídeo ...
A Almina explora as minas desde 2008 e a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) é a empresa estatal que tem a função de minorar os problemas ambientais decorrentes de antigas explorações mineiras. Nenhuma das empresas assume qualquer tipo de responsabilidade. "Quando a empresa Almina começou a explorar esta mina, havia um passivo ambiental que foi assumido pelo Estado – isto é uma maravilha, não é? Ou seja, o passivo ambiental serve de desculpa para tudo!", diz Filipe Pereira àSÁBADO, não escondendo a sua indignação e aquilo que tem sido a sua luta nos últimos anos.
Conheça toda a história no Investigação SÁBADO, esta noite, a seguir ao Grande Jornal, na CMTV.
Investigação SÁBADO. A luta de um veterinário contra um crime ambiental
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."