Sábado – Pense por si

“Há queijo que cheira a suor e a ananás”

Vanda Marques
Vanda Marques 02 de janeiro de 2021 às 15:00

Cientista de comida, formado em Astronomia, foi colunista do New York Times e é professor convidado em Harvard. Vive na Califórnia e uma das suas castas de vinho preferidas é portuguesa.

Como é que o chá pode cheirar a mar? E o aroma de um queijo ser tão semelhante ao suor humano? A resposta está na ciência. Harold McGee desvenda-nos o mundo do olfato e apresenta-nos moléculas que existem desde o Big Bang e que cheiram a... ovos cozidos. Uma investigação de 10 anos que teve um percalço pelo caminho. Um dia, o norte-americano, de 69 anos, acordou sem conseguir cheirar o café. Ligou a vários amigos cientistas, especialistas na área do olfato, e percebeu que estava longe de ser caso único. E que este sintoma nem sempre é sinónimo de Covid-19. Tinha sido uma virose a tirar-lhe o gosto pela comida. Problema: o olfato é fundamental no paladar – se vendar os olhos e tapar o nariz, dificilmente saberá o que está a comer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?