Sábado – Pense por si

Há máfias de tudo, até do sono

Raquel Lito
Raquel Lito 04 de março de 2017 às 08:00

Uma rede de vendedores ilegais controla os abrigos onde dormem os mais pobres. A maior especialista nacional de medicina do sono, Teresa Paiva, comenta à SÁBADO que este mercado negro "é tão bárbaro como a escravatura"

Recapitulemos em matéria de máfias: a camorra é napolitana; a Cosa Nostra siciliana, a Ndrangheta da Calábria. Já se sabe que fazem contrabando variado e justiça pelas próprias mãos. Mas e... o sono? Quem trafica esta necessidade básica e tira partido das esquinas e dos sem-tecto? É um negócio do domínio dos barões das ruas de Deli, a segunda maior cidade da Índia, e veio à superfície recentemente, através do documentário de 74 minutos Cities of Sleep (cidades do sono), de Shaunak Sen.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro