Sábado – Pense por si

Folha de coroa de Napoleão vendida por 500 mil euros

19 de novembro de 2017 às 21:39
As mais lidas

Uma das folhas de louro douradas que fez parte da coroa de Napoleão foi vendida este domingo em leilão.

Uma folha de louro em ouro da coroa que Napoleão usou na sua coroação como imperador em 1804 foi arrematada hoje por 500 mil euros em Fontainebleau, nos arredores de Paris, anunciou a leiloeira Osenat.

A folha, com 9,2 centímetros de comprimento e 10 gramas de peso, não chegou a ser usada por Napoleão porque, a seu pedido, foi retirada da coroa de estilo romano numa das provas que antecederam a cerimónia, refere a agência EFE.

"Sua majestade felicitou-me, mas o peso das folhas de louro incomodava-o um pouco", terá dito na altura o ourives, Martin Guillaume Biennais.

O ourives, que tinha seis filhas disse a cada uma delas, quando lhes ofereceu as folhas: "Guardem-nas e que os vossos filhos as guardem depois de vocês. No entanto, as outras cinco folhas não foram preservadas.

Quando o rei Luís XVIII recuperou o trono ordenou, em 1819, a destruição da coroa, que foi fundida e convertida num lingote de ouro, por isso a leiloeira Osenat destaca que a folha hoje leiloada faz parte da história de França.

A outra única folha que sobreviveu, que está à guarda do museu de Fontainebleau, foi uma oferecida por Napoleão ao pintor Jean-Baptiste Isabey. Quando o artista colocou a coroa em Napoleão para lhe pintar o retrato, desprendeu-se uma das folhas e o imperador decidiu oferecer-lha como lembrança do "descuido".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.