NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Os temas "Abensonhado", "Mais real que o amor", "Diz só" e "Não voltes mais" qualificaram-se para a final do festival, marcada para 7 de março.
Os temas "Abensonhado", "Mais real que o amor", "Diz só" e "Não voltes mais" qualificaram-se para a final doFestival da Canção 2020, após garantirem o apuramento na segunda semifinal, realizada sábado à noite em Lisboa.
Na segunda semifinal do concurso, transmitida em direto na RTP1 e realizada nos estúdios de Lisboa, foram apuradas as canções "Abensonhado", composta e interpretada por Jimmy P, "Mais real que o amor", escrita por Pedro Jóia e interpretada por Tomás Luzia, "Diz só", da autoria de Dino D'Santiago e interpretada por Kady, e "Não voltes mais", composta e interpretada por Elisa Rodrigues.
De fora da final, marcada para 07 de março, em Elvas, no Coliseu Comendador José Rondão de Almeida, ficaram os temas "Cegueira" (composto e interpretado por Dubio e +351), "Dói-me o país" (composto por António Avelar de Pinho e interpretado por Luiz Caracol e Gus Liberdade), "Cubismo enviesado" (Hélio Morais/Judas) e "Quero-te abraçar" (Cláudio Frank).
O vencedor do Festival da Canção vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Roterdão (Holanda). As semifinais realizam-se nos dias 12 e 14 e a final no dia 16.
Portugal só venceu uma vez, em 2017, com o tema "Amar pelos dois", interpretado por Salvador Sobral e escrito pela sua irmã, Luísa Sobral.
Nas semifinais nacionais, o peso das votações foi repartido entre os telespectadores e um júri cujos elementos foram escolhidos pela RTP e do qual fizeram parte os cantores Anabela, Conan Osiris, Héber Marques, Miguel Ângelo, a 'rapper' Capicua, a radialista Isilda Sanches e o jornalista Rui Miguel Abreu.
Na primeira semifinal, que se realizou em 22 de fevereiro, já tinham sido escolhidas para passar à final: "Passe-Partout" (Tiago Nacarato/Bárbara Tinoco), "Medo de Sentir" (Marta Carvalho/Elisa), "Gerbera Amarela do Sul" (Filipe Sambado) e "Movimento" (Throes+The Shine).
Dos 16 compositores participantes na edição deste ano do Festival da Canção, 14 foram convidados pela RTP e os outros dois escolhidos através de dois concursos: Cláudio Frank via o programa "Masterclass" da Antena 1, aberto a quem não tenha até aqui música editada, e Dubio feat. +351 "através de um concurso de livre submissão pública".
Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.
Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.
Estes são os últimos quatro finalistas do Festival da Canção 2020
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro