Sábado – Pense por si

"Dragão congelado" encontrado no Canadá

11 de setembro de 2019 às 15:18
As mais lidas

O pterossauro Cryodrakon ("Dragão congelado") boreas, viveu há 77 milhões de anos e era carnívoro, alimentando-se de lagartos, pequenos mamíferos ou até crias de outros dinossauros.

Um dos maioresanimaisvoadores de sempre, com uma envergadura de 10 metros e 250 quilogramas, foi identificado noCanadáa partir de fósseis descobertos há 30 anos na província de Alberta.

Opterossauro, batizado Cryodrakon ("Dragão congelado") boreas, viveu há cerca de 77 milhões de anos e só rivaliza em tamanho com um outro pterossauro conhecido, o Quetzalcoatl, com uma envergadura de 10,5 metros, que foi descoberto no estado norte-americano do Texas.

"É uma bela descoberta. Sabíamos que este animal existia aqui mas agora podemos provar que é diferente dos outros e dar-lhe um nome", afirmou o paleontólogo, destacando a "diversidade dos pterossauros na América do Norte e a sua evolução".

Como outros répteis voadores do período Cretáceo, o Cryodrakon boreas era carnívoro, alimentando-se provavelmente de lagartos, pequenos mamíferos ou até crias de outrosdinossauros.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.