Sábado – Pense por si

Devemos pedir permissão ao bebé para retirar a fralda, defende cronista das Capazes

Carolina R. Rodrigues 02 de novembro de 2018 às 16:48

Mikaela Övén escreveu uma crónica para a associação feminista Capazes onde defende como se deve ensinar às crianças conceito de consentimento. Não obrigar as crianças a comerem a sopa, a vestirem um casaco ou a dar um beijo a pessoas conhecidas são alguns dos exemplos.

"O Rodrigo está com a fralda suja. A auxiliar da creche quer mudar a fralda, mas o Rodrigo foge. A senhora está com pouca paciência e tem receio que o rabinho do Rodrigo fique assado. Pega nele à força e, com o Rodrigo a espernear, muda-lhe a fralda." É assim que começa a crónica de Mikaela Övén para as Capazes, na qual sugere várias formas de ensinar às crianças o que é o consentimento e como os pais devem ter cuidado com as suas pequenas atitudes relativamente às crianças que poderão levá-las, no futuro, a respeitar o direito dos outros de escolher fazer algo ou não.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.