Sábado – Pense por si

Chá, decotes, leques e bailes

Vanda Marques
Vanda Marques 30 de outubro de 2024 às 23:00

Era uma ótima dançarina, usava calças, infiltrou-se em festas de forma incógnita, e criou novos hábitos em Inglaterra. Gostava de fazer apostas e foi uma relações-públicas de Portugal e da Igreja.

Catarina criou novas modas na corte – como o hábito de beber chá socialmente, sem ser por motivo de doença. Reza a lenda que assim que chegou a Inglaterra lhe perguntaram se queria uma cerveja e ela disse que preferia chá, para espanto de todos. Na moda também foi uma precursora. “Ela tinha uns bonitos tornozelos que adorava. Então decidiu mandar fazer as saias mais curtas para se ver um pouco dos tornozelos. Além disso usava calças, não apenas para montar. Também o fazia em passeios. Certa vez a rainha e suas damas passearam vestidas de calças – o objetivo era incentivar as fofocas. Ela era uma influencer”, diz à SÁBADO Sophie Shorland.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro