NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A Câmara de Amares decidiu atribuir, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, a António Variações, um cantor natural da freguesia de Fiscal. A medalha é atribuída no ano em que Variações faria 75 anos.
A Câmara de Amares, no distrito de Braga, decidiu esta segunda-feira atribuir, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, aAntónio Variações, um cantor natural da freguesia de Fiscal, naquele concelho.
A proposta, assinada pelo vereador da Cultura e aprovada por unanimidade, refere que António Variações "orgulha e envaidece" o concelho, "projecta" o município e "gratifica" as suas gentes.
António Variações nasceu em Fiscal,Amares, em 3 de dezembro de 1944 e morreu em Lisboa em 13 de Junho de 1984.
A medalha municipal de mérito é, assim, atribuída no ano em que António Variações faria 75 anos.
"De grande tenacidade e vontade determinada, destacou-se em vida pela sua criatividade e pelo seu pensamento livre. Depois da sua morte, transformou-se num símbolo de liberdade, de criatividade e de determinação", refere ainda a proposta.
Sublinha que Variações continua, nos dias de hoje, a ser "um nome acarinhado e recordado com saudade" no panorama musical nacional.
"As letras de algumas das suas canções levam-nos a um imaginário afetuoso e vivo, de uma poética em que nos revemos", lê-se ainda na proposta.
Na reunião de hoje, a Câmara de Amares decidiu também atribuir a medalha municipal de mérito, grau prata, a Agostinho Domingos, também natural do concelho, que se distinguiu enquanto professor e responsável pela promoção da figura do poeta Sá de Miranda.
"Este ano de 2019, o município de Amares lançou pela primeira vez o prémio literário Francisco de Sá de Miranda e a entrega deste primeiro prémio, no próximo dia 26 de outubro, será também uma boa data para homenagearmos este amarense ilustre", refere a proposta.
Agostinho Domingos foi ainda vereador na Câmara de Amares e deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.
"Foi um humanista de grande verticalidade e de uma imensurável cultura cívica. A sua dimensão cívica e humanística fizeram-no ser merecedor do respeito de toda a comunidade de Amares", acrescenta a proposta, igualmente aprovada por unanimidade.
Câmara de Amares atribui "medalha de ouro" a António Variações
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A Índia poderia estar mais próxima dos EUA, desde que Washington assumiu a travagem da ascensão da China como prioritária. Mas as tarifas de Trump fizeram afastar Modi da rota ocidental e a preferir o lado da "nova ordem autocrática", vinda de Leste e liderada por Pequim. Xi agradece, Putin sorri. Trump, possivelmente, nem percebeu. Podia (devia) ter seguido a lição de Biden
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.