Sábado – Pense por si

ADN revela gosto por vegetais

Raquel Lito
Raquel Lito 31 de julho de 2016 às 08:25

O gene de nome esquisito é particularmente activo no Sul da Ásia. São gerações e gerações a consumir verdes e a adaptar o código genético à dieta

Vegans, macrobióticos e restantes amigos das dietas verdes: esta notícia interessa-vos especialmente. O consumo de vegetais ao longo de gerações pode ter uma influência determinante no código genético. Por outras palavras, existe um gene vegetariano (na terminologia científica chama-se alelo) em algumas populações que, tradicionalmente, seguem este regime alimentar. Dito ainda de outra maneira, é este alelo que ajuda a converter de forma eficiente os nutrientes de origem vegetal em ácidos gordos polinsaturados, ómega 3 e ómega 6. Daqui resultam benefícios, como o reforço da capacidade metabólica, o controlo de inflamações, desenvolvimento e actividade cerebral.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.