Sábado – Pense por si

A vida secreta do imperador republicano

Sónia Bento
Sónia Bento 01 de dezembro de 2019 às 18:04

Obcecado pelo pai, por livros e por mulheres intelectuais - teve várias amantes. D. Pedro II via a monarquia como um fardo

Era obcecado pela memória do pai, D.Pedro I, que partira para Portugal e o deixara, com 5 anos, à frente dos destinos do Brasil. D. Pedro II, que encarava a monarquia como um fardo, casou-se com uma princesa italiana mas era atraído por mulheres intelectuais com as quais se envolvia. Apaixonado por viagens, por línguas e por Camões, preferiu exilar-se em França do que em Portugal porque os Bragança desconfiavam do seu liberalismo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?