Sábado – Pense por si

"A sua escolha prova que o Nobel da Literatura não é para levar a sério"

Marco Alves
Marco Alves 10 de outubro de 2019 às 13:03

Eduardo Pitta, crítico literário da SÁBADO, reage assim ao prémio para Olga Tokarczuk. Saiba um pouco mais desta polaca, tida como ativista de esquerda, e o que tem e vai publicar em Portugal

Nascida em Sulechów, a 430 km de Varsóvia, capital onde acabaria por se formar em psicologia, foi através de Jung e Freud que percebeu que tudo na vida pode ser interpretado e que a literatura era o passo seguinte, o seu contributo. Não esconde também (como podemos ver na entrevista acima) que as histórias contadas pelos pacientes que teve eram também histórias que podiam ser uma inspiração, que ser metáforas, não só da Humanidade mas sobretudo da sua Polónia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.