Sábado – Pense por si

A irmã do rei e Salazar: “O telefone do meu quarto tem o número 842021”

Marco Alves
Marco Alves 10 de março de 2021 às 14:00

Durante 28 anos, Filipa de Bragança combinou encontros com Salazar, pediu favores para amigos, para a Casa Real e para D. Duarte Pio. As cartas que escreveu ao ditador revelam uma grande cumplicidade e intimidade (inclusive com indicações para ele lhe ligar para o quarto às 23h), e quando Salazar morreu tentou desesperadamente reavê-las. O que se passou entre os dois?

A carta tinha a data de 2 de dezembro de 1940 e fora enviada do Palácio Nacional de Queluz para Oliveira Salazar. D. Filipa de Bragança agradecia um presente dado pelo governante para a estreia de uma nova temporada no "restaurado Teatro São Carlos". Não dizia qual era o presente (dificilmente seria algo com valor, como um colar - seria talvez um lenço), mas realçava que fez "uso d’elle" nessa noite.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.