Sábado – Pense por si

Débora Calheiros Lourenço

Sherine Tadros: "Há muito que pode ser feito para pressionar Israel"

A representante da Amnistia Internacional na ONU falou com a SÁBADO antes da conferência sobre a solução dos dois estados. A organização insta os líderes mundiais a tomarem medidas para pressionarem Israel a acabar com a "fome em massa, apartheid e genocídio".

João Amaral Santos

A misteriosa viagem de Bin Laden a Portugal

A caminho do terror, Osama bin Laden cumpriu uma paragem por Lisboa. Anos antes dos ataques do 11 de Setembro, o fundador e líder histórico da Al-Qaeda viajou até Portugal para estabelecer contactos misteriosos com pessoas e instituições. A SÁBADO conta tudo.

Raquel Lito

Nelson Évora: "Posso ser um bom agente imobiliário"

Ao fim de oito mil passos, o equivalente a 6,4 km, o ex-atleta olímpico de triplo salto fez o balanço de 30 anos de carreira: os momentos de glória e os menos bons. Vai despedir-se em grande da modalidade, em 2026, e revela um slogan para a etapa que se segue, a vender casas: “Dê o salto da sua vida.” Veja os vídeos.

As 9 maiores figuras da História de Portugal

D. Afonso Henriques ganha por unanimidade, surgindo a seguir ao rei-fundador outra personagem centenária: o poeta Luís Vaz de Camões. Em 3º lugar já temos alguém da História mais recente: Ramalho Eanes. Com base numa sondagem inédita feita para a SÁBADO, que aponta quais as pessoas mais relevantes ao longo dos 900 anos de Portugal, deixamos-lhe aqui o retrato das 9 principais figuras.

Vanda Marques

A conquista de Lisboa

O Rei precisou da ajuda dos cruzados – e de muita persistência. Ao fim de um mês de cerco já havia fome. Em outubro marchou triunfal.

Vanda Marques

Um rei cruel ou estratega?

Não queria a violência dos cruzados, mas sabia que precisava deles para vencer. O rei sabia fazer alianças – até com os mouros – para garantir que o seu reino crescia.

Vanda Marques

Os mistérios da vida de Afonso Henriques

Lutou contra a mãe, proclamou-se Rei e venceu batalhas impossíveis. Era alto e “desejável ao olhar”, mas só casou aos 37 anos. Fez alianças com cruzados, muçulmanos e com Castela. Sabia que precisava dos mouros para povoar e trabalhar em Portugal. Preparou a sucessão e quis ter sempre a filha Teresa por perto.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30