Sábado – Pense por si

Idosos vestidos "à Xutos" gravam versão especial de Maria

Iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos celebrou o Mês do Idoso. Veja as imagens.

Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos vestiram-se à Xutos e Pontapés e subiram ao palco para "tocar" a música "Para ti, Maria" e gravar um videoclip que registará o momento para a posteridade.

Esta foi a forma original encontrada pela instituição para celebrar o Mês do Idoso, que decorreu sob o lema "O corpo é apenas o acessório de um espírito jovem".

O vocalista Tim foi encarnado por Alexandrina, de 90 anos, que de óculos escuros, viola ao ombro, óculos e o característico lenço vermelho ao pescoço "comandou" a performance dos "Xutos de Barcelos".

A bateria ficou a cargo de Alcinda, 66 anos, e o teclado nas mãos de Rosa, 80 anos, completando a banda os guitarristas José, de 65 anos, e Fernando, de 80.

O videoclip, gravado no Teatro Gil Vicente, pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=qbWHQNS3n9s.

Envolveu cerca de 30 idosos dos diferentes lares da Santa Casa, que assumiram o papel não só de artistas como de fãs da banda.

Uma plateia também vestida com adereços dos Xutos e Pontapés e que se mostrava particularmente efusiva quando o refrão "chamava pela Maria".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.