Secções
Entrar

Medusa-tambor avistada nas praias do Algarve. Saiba o que fazer

Luana Augusto com Ana Bela Ferreira 07 de julho de 2023 às 10:36

Até ao momento já foram registados 120 avistamentos. O IPMA aconselha a população a não tocar nesta espécie que é considerada ligeiramente urticante.

A espécieRhizostoma luteum, mais conhecida como medusa-tambor, tem sido avistada em várias praias do Algarve, desde Lagoa a Vila Real de Santo António. A zona onde tem aparecido com mais frequência, é na região do sotavento.

Twitter/GelAvista

Desde a última semana de junho até à data que o GelAvista, um programa de ciência responsável pela vigilância de organismos gelatinosos em toda a costa portuguesa, já registou mais de 120 avistamentos da espécie.

O GelAvisa, que faz parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), aconselha a população a não tocar neste organismo, mesmo quando aparentam estar mortos nas praias. A sua devolução ao mar também não é aconselhada.

No entanto, caso haja contacto direto com a pele, a zona afetada deve ser imediatamente lavada com água do mar, seguindo-se da aplicação de compressas de gelo durante cerca de 15 minutos, segundo a informação prestada pelo IPMA.

A medusa-tambor, que tem grandes dimensões, é considerada ligeiramente urticante e é "caracterizada pelos seus braços orais curtos e folhosos, com longos apêndices de coloração escura nas extremidades".

Sempre que esta espécie for avistada, o IPMA recomenda a sua sinalização, assim como a comunicação da sua localização aos nadadores-salvadores. "Preferencialmente, não se deve interferir com o ecossistema, mas, se necessário, os organismos poderão ser removidos para lixo orgânico e nunca enterrados", explica. Além disso, apela para que seja enviado um e-mail para plancton@ipma.pt sempre esta espécie for avistada. Neste e-mail deve constatar a data, a hora, o local, o número de medusas avistadas e uma fotografia.

O aumento destas ocorrências verificam-se especialmente durante os meses de verão e outono e está normalmente relacionado com as correntes marítimas e com os ventos que favorecem o transporte das medusas até às praias.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela