Secções
Entrar

Como sobreviver aos efeitos mentais da pandemia

Leonor Riso 03 de fevereiro de 2021 às 17:27

Ansiedade, depressão, exaustão, falta de sono e esgotamento. A pandemia aumentou os riscos da saúde mental dos portugueses. Treze especialistas explicam à SÁBADO o que pode fazer para enfrentar os males mais comuns e recuperar a autonomia e a autoestima.

Da mesma maneira que nos ensinam que se partirmos uma perna vamos ao hospital, porque é que quando sofremos de ansiedade não nos dizem para irmos a um psicólogo?" A pergunta é de Joel Barros, 25 anos, que ficou desempregado no início da pandemia e que, nessa altura, começou a confrontar-se com sintomas desconhecidos. "O ritmo cardíaco disparava, o sensor do telemóvel dava-me uma ideia de como andava. Sentia palpitações e os meus horários de sono foram abaixo", recorda.

O diagnóstico não tardou: ansiedade, uma doença silenciosa que afetou um em cada quatro portugueses de forma moderada ou grave durante a pandemia, de acordo com o estudo Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-Covid19), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

A ansiedade, a depressão, as dificuldades de sono, o agravamento da Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) e o luto adiado foram alguns dos problemas que atingiram os portugueses devido à pandemia de covid-19. Crianças, idosos e casais também foram atingidos pelas consequências da pandemia. NaSÁBADO, descubra os conselhos de treze especialistas para enfrentar os males mais comuns e recuperar a autoestima e a autonomia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela