Sábado – Pense por si

Ílhavo, uma herança industrial

Faça a viagem com a SÁBADO Viajante já neste fim de semana.

Esta semana, aSÁBADO Viajantevai estar por Ílhavo. A equipa do seu programa de viagens (todos os sábados às 10h20 na CMTV) foi conhecer esta cidade do distrito de Aveiro e trouxe muitas histórias para contar.

A carregar o vídeo ...

Começamos com uma visita ao Museu da Vista Alegre, a mais emblemática fábrica de porcelana portuguesa. Tem quase 200 anos de atividade e uma coleção impressionante de mais de 30 mil peças, cada qual com seu significado, muitas delas assinadas por autores de renome que colaboraram com a marca.

Além do museu, todo o complexo merece atenção. Não só o hotel Montebelo, mas também a capela do século XVII, as lojas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro e a envolvente da ria onde não faltam as cegonhas a fazer ninho nas antigas chaminés.

Ílhavo tem também um passado ligado à pesca do bacalhau e vamos ficar a saber mais sobre essa época no Museu Marítimo, com o seu diretor, Nuno Miguel Costa. E já que se fala de mar e de peixe, há que arranjar tempo para uma ida à Costa Nova, em busca da caldeirada de enguias de Adriano Ferreira. 

Tudo para descobrir ao fim de semana na CMTV, a qualquer hora em sabado.pt/viajante ou nos pontos de venda com a edição em papel da sua revista de viagens. Na SÁBADO Viajante, sabemos para onde vamos. Venha daí connosco.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.