Esta semana, vamos estar na Alemanha para conhecer uma das cidades do Euro 2024. E não só.
No próximo sábado de manhã, na CMTV, vamos estar na Alemanha já a pensar no Euro 2024. Fomos ao norte do país em busca de pontos de interesse para lá do futebol e começamos por Schwerin, a cerca de 100 quilómetros de Hamburgo, uma das 10 cidades-sede do evento. Schwerin fica no estado de Mecklemburgo - Pomerânia Ocidental e é uma cidade histórica com quase 900 anos de existência.
Wismar é outra das nossas paragens, fica a apenas 30 quilómetros de Schwerin e é também ela uma cidade da Liga Hanseática. Está junto ao mar Báltico e é na zona do antigo porto e nas ruas do centro que se percebem as razões de este ser um local Património da Humanidade, distinguido pela UNESCO em 2002.
Hamburgo é uma das três cidades-estado da Alemanha e a segunda maior do país, depois de Berlim. Será a nossa paragem mais prolongada. Os jogos do Euro 2024 vão acontecer no Volks Park Stadion, casa do Hamburgo SV e vamos conhecer este estádio histórico pela mão de uma das velhas glórias do clube - Bernd Wehmeyer, um dos heróis de 1983, quando o Hamburgo ganhou a Taça dos Campeões Europeus.
Não terminamos sem uma visita ao Porto de Hamburgo, um dos mais movimentados do mundo, e à HafenCity, área recuperada, entre o contemporâneo e o antigo, onde fica a Elbphilharmonie, casa da Orquestra Filarmónica do Elba.
NaSÁBADO Viajante, sabemos para onde vamos. Venha daí connosco, todas as semanas na televisão, a qualquer momento em sabado.pt/viajante e já nas bancas, com a sua revista de viagens.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.