Sábado – Pense por si

Guatemala - No encalço dos Maias

Ricardo Santos
Ricardo Santos 15 de fevereiro de 2023 às 08:00

Selva, praia, lagos, vulcões, herança maia e colonial, cultura indígena, gastronomia, aventura e uma simpatia desarmante. A Guatemala tem tudo. Só precisa lá ir.

O avião até pode aterrar na Cidade da Guatemala, mas a opção mais normal para quem visita o país é percorrer os cerca de 40 quilómetros e procurar alojamento em Antígua, a antiga capital colonial. É mais pequena, mais bonita, com melhor oferta de hotéis, restaurantes, bares e lojas e acaba por ser o ponto de partida para descobrir o resto do território. Claro que a atual capital também tem que se lhe diga (como a Catedral, o Mercado Central, o Palácio Nacional ou o Museu Nacional de Arqueologia e Etnografia), mas a má fama das últimas décadas - assaltos, homicídios e violência urbana - tem afastado o turismo. Hoje a situação está a melhorar e, de qualquer forma, há sempre a possibilidade de fazer umcity tourpor cerca de 50 euros por pessoa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.