Sábado – Pense por si

Um verão diferente no Alto Alentejo

Rita Bertrand 24 de julho de 2020 às 18:00

Alter do Chão é ideal para umas férias seguras em tempos de pandemia: tem boa comida, ruas desertas, monumentos, onde mergulhar… e até umas termas com água que, dizem, cura a Covid. A Vila Galé acaba de abrir lá um hotel

Maria José Vidinha, a guia que nos conduz entre estábulos, casa dos trens (com atrelados de nomes como Flecha ou Au Damont e charretes que eram "táxis" no século XIX, em perfeitas condições) e picadeiro (com aulas) da Coudelaria de Alter – criada em 1748 na Herdade da Tapada do Arneiro, distrito de Portalegre, por D. José, e contígua ao novo Hotel Vila Galé Collection de Alter do Chão –, tem vontade de arrancar a viseira, obrigatória em tempos de Covid-19, para cobrir de beijos o Beirão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.