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Os carros movidos a bateria representaram 12,1% das vendas de carros novos ao longo do ano, face aos 9,1% em 2021 e 1,9% em 2019.
As vendas de carros elétricos bateram um novo recorde em 2022, aumentando 28% face a 2021, com mais de 1,1 milhões de veículos vendidos, segundo dados divulgados hoje pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Apesar do recorde de quota de mercado na União Europeia em 2022, a evolução das vendas tem abrandado ligeiramente.
Os carros movidos a bateria representaram 12,1% das vendas de carros novos ao longo do ano, face aos 9,1% em 2021 e 1,9% em 2019.
Os híbridos não recarregáveis (diesel ou gasolina) também continuam a conquistar o mercado (+8,6%) e já representam 22,6% das vendas, com 2.089.653 carros vendidos.
As vendas de híbridos 'plug-in', viaturas equipadas com motor de combustão e pequeno motor elétrico recarregável numa tomada ou terminal, também subiram, com 874.182 viaturas vendidas (+1,2%).
No total, os automóveis eletrificados (híbridos e 100% elétricos) ultrapassaram as vendas de automóveis a gasolina desde o final de 2021: estes representaram 36,4% das vendas no ano de 2022 (-12,8%), com cerca de 3,3 milhões de viaturas vendidas).
A ACEA estimou na terça-feira que as vendas de automóveis na União Europeia cresçam 5% em 2023 em termos homólogos, para 9,8 milhões, mas ainda abaixo dos valores anteriores à pandemia da covid-19.
"Apesar das muitas incertezas que se avizinham, o mercado deverá começar a recuperar em 2023", afirmou a diretora-geral da ACEA, Sigrid de Vries, em conferência de imprensa citada pela agência France-Presse (AFP), registando que em 2022 as vendas foram 9,3 milhões de unidades -- 10,4% abaixo que em 2021 e o valor mais baixo em 30 anos.
Nos cinco principais mercados da União Europeia (UE), os registos de carros novos
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