Líder islâmico era conhecido pelo pseudónimo de Abu Zeyd. Mantinha ligações na Síria e Istambul.
As forças turcas detiveram "um dos principais líderes" do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), que mantinha ligações na Síria e em Istambul, anunciou esta quinta-feira o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
REUTERS/Marko Djurica
O chefe de Estado turco referiu que este líder islâmico era conhecido pelo pseudónimo de Abu Zeyd, mas que o verdadeiro nome é Bashar Khattab Ghazal al-Sumaidai.
Erdogan, que anunciou a detenção em declarações aos jornalistas enquanto regressava à Turquia após uma viagem por três países dos Balcãs, explicou que um relatório da ONU divulgado em julho identificou Al-Sumaidai como "um dos principais líderes da organização terrorista".
Os 'media' turcos noticiaram que há algumas evidências que o alto quadro do EI possa ser um homem conhecido como Abu Hassan al-Hashimi al-Qurashi, um iraquiano que se acredita ser o novo líder supremo do ISIS.
"As ligações deste terrorista na Síria e Istambul foram investigadas durante muito tempo, e os serviços de inteligência obtiveram informações de que este entraria na Turquia ilegalmente", realçou Erdogan.
"Foi detido durante uma operação do serviço de segurança do MIT [serviço secreto turco] e da polícia de Istambul", acrescentou o Presidente turco, sem especificar a data da detenção.
O EI foi derrotado no Iraque em 2017 e na Síria dois anos depois, mas células adormecidas do grupo ainda estão a realizar ataques em ambos os países.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.