Sábado – Pense por si

Tribunais e registos com sistemas em baixo devido a "problema de comunicações"

Fonte judicial relata que os profissionais que trabalham nos tribunais "não conseguem aceder aos 'emails', aos ofícios ou fazer qualquer comunicação por via eletrónica".

Um "problema de comunicações" está hoje a afetar vários serviços ligados ao Ministério da Justiça (MJ), nomeadamente tribunais e os registos e notariado, que têm os sistemas em baixo.

"Trata-se de um problema de comunicações que está a afetar o acesso aos sistemas e que estamos a procurar solucionar com a maior brevidade possível. Nos Registos, o pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão continua disponível 'offline'", explicou o MJ, em resposta enviada à agência Lusa.

Fonte judicial contou à Lusa que os profissionais que trabalham nos tribunais "não conseguem aceder aos 'emails', aos ofícios ou fazer qualquer comunicação por via eletrónica", acrescentando que os funcionários aperceberam-se dos problemas assim que chegaram ao local de trabalho.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) está a receber desde o início da manhã de hoje, queixas de que as conservatórias, a nível nacional, estão sem acesso às aplicações informáticas, internet e email, de acordo com informação prestada à Lusa.

"Para o STRN é lamentável que situações destas aconteçam cada vez com mais frequência, mesmo porque não se pode falar numa verdadeira transição digital quando as aplicações estão datadas e os equipamentos são obsoletos", refere este sindicato.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.