Sábado – Pense por si

Tóquio2020: Estados Unidos e Letónia vencem primeiros títulos do basquetebol 3x3

28 de julho de 2021 às 15:15
As mais lidas

A primeira equipa a assegurar uma medalha nesta nova modalidade olímpica foi a China, que bateu a França, por 16-14, no encontro de atribuição do bronze.

Os Estados Unidos, no setor feminino, e a Letónia, no masculino, conquistaram esta quarta-feira os primeiros títulos olímpicos de basquetebol 3x3, modalidade que se estreou no programa dos Jogos em Tóquio2020.

A seleção dos Estados Unidos garantiu o título no setor feminino, com um triunfo sobre o Comité Olímpico da Rússia, por 18-15, num encontro entre as duas melhores equipas da fase de grupos.

Numas finais que contaram com a presença do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, a Letónia conquistou o ouro no torneio masculino, ao vencer o Comité Olímpico da Rússia, por 21-18.

A primeira equipa a assegurar uma medalha nesta nova modalidade olímpica foi a China, que bateu a França, por 16-14, no encontro de atribuição do bronze.

Num confronto entre as duas equipas que tinham ficado nos dois primeiros lugares da fase de grupos e ficaram isentos dos quartos de final, a Sérvia garantiu a medalha de bronze, com um triunfo por 21-10 sobre a Bélgica.

Quadro de medalhas do basquetebol 3x3:

Femininos:

Ouro: Estados Unidos

Prata: Comité Olímpico da Rússia

Bronze: China

Masculinos:

Ouro: Letónia

Prata: Comité Olímpico da Rússia

Bronze: Sérvia

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.