Sábado – Pense por si

Taxar os mais ricos para ajudar os sem-abrigo? Vai acontecer nos EUA

Autarquia de Seattle aprovou o plano de impostos que vai cobrar às grandes empresas cerca de 275 dólares por trabalhador a tempo inteiro, por ano.

O Câmara Municipal de Seattle, nos Estados Unidos, aprovou hoje um imposto sobre as grandes empresas, como a Amazon ou Starbucks, que vai servir para ajudar os sem-abrigo.

O executivo da autarquia de Seattle aprovou por unanimidade o plano de impostos que vai cobrar às grandes empresas cerca de 275 dólares por trabalhador a tempo inteiro, por ano.

A taxa vai começar a ser aplicada em 2019 e deve atingir a verba de cerca de 48 milhões de dólares por ano, que vão ser utilizados para habitações a preços acessíveis ou para serviços a prestar aos sem-abrigo.

Outras cidades norte-americanas implementaram impostos semelhantes, mas os críticos dizem que os impostos de Seattle podem ameaçar a economia local em expansão e afastar a criação de empregos.

Os apoiantes da decisão afirmam que as empresas que beneficiaram da prosperidade de Seattle e contribuíram para o crescimento da desigualdade das rendas devem pagar o imposto.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.