NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Queixas seguem-se à decisão do Benfica, que também fez participações disciplinares contra quatro dirigentes leoninos
O Sporting anunciou hoje que vai apresentar queixas na Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) contra responsáveis do Benfica, devido a declarações e à conduta pública destes durante a temporada.
Em comunicado, os leões apontam Rui Gomes da Silva, elemento da direcção do Benfica, Rui Costa, administrador da Benfica SAD, João Gabriel, director de comunicação do Benfica e Benfica SAD, e Pedro Guerra, director de conteúdos da BTV (canal de televisão dos encarnados), como alvos dos processos.
Para o Sporting, a conduta destes responsáveis encarnados enquadra-se "na prática de ilícitos disciplinares muito graves e/ou graves, tais como, entre outros, 'exercício e abuso de influência', coacção sobre árbitros', 'declarações sobre arbitragem antes dos jogos', 'declarações sobre a organização das competições' e 'lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros, árbitros e demais agentes'".
No mesmo comunicado, os leões dizem que vão "reforçar os esforços nas queixas já apresentadas pela oferta das caixas incluindovouchers de refeições e visitas a museus a árbitros, delegados e observadores", considerando que a reacção do Benfica "vem demonstrar novamente que a denúncia pública realizada causou um forte mal-estar".
Afiançando que "aguardará pela investigação e apreciação dos factos pelas entidades jurisdicionais competentes", a SAD do Sporting "informa ainda que, como tem sido sua conduta habitual, irá juntar mais estas participações às já apresentadas anteriormente à Secretaria de Estado do Desporto e Juventude".
O clube leonino afirma ainda que "não se deixará coagir por estratégias de manipulação da opinião pública e de escamoteamento de actos que violam claramente os regulamentos desportivos e códigos de ética das instâncias que tutelam o futebol europeu e mundial".
"A luta pela verdade desportiva tem de prosseguir o seu caminho apesar dos inúmeros obstáculos que os que são adversos à mesma nos tentem colocar", lê-se no documento.
Também hoje, o Benfica tinha anunciado a apresentação de participações disciplinares na CII da LPFP contra o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, o treinador dos leões, Jorge Jesus, o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, e o director-geral de futebol do clube, Octávio Machado, por declarações e conduta ao longo da temporada.
Sporting apresenta participações contra quatro dirigentes do Benfica
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.