Sábado – Pense por si

Quase 120 lares de idosos encerrados no ano passado

Ana Mendes Godinho disse que em 2022 foram fiscalizados 674 lares de idosos, tendo sido "o ano com maior número de ações de fiscalização de sempre".

Quase 120 lares de idosos foram encerrados no ano passado, 22 dos quais "de forma imediata" devido às situações detetadas, revelou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

André Kosters/Lusa

Na comissão parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, Ana Mendes Godinho disse que em 2022 foram fiscalizados 674 lares de idosos, tendo sido "o ano com maior número de ações de fiscalização de sempre".

Segundo a ministra, no ano passado foram encerados 117 lares e 22 foram fechados "de forma imediata" devido às situações detetadas.

A governante explicou que estas ações de fiscalização acontecem sem "data marcada" e os lares de idosos não são avisados.

A ministra indicou também que no ano passado foram feitas 7.000 visitas de acompanhamento aos lares para verificação de acompanhamento das situações, sendo ações realizadas em conjunto com a saúde.

Ana Mendes Godinho afirmou que as visitas de acompanhamento permitem com regularidade realizar visitas em conjunto com saúde e segurança social, enquanto as ações de fiscalização "não têm data marcada e não tem hora marcada"

"O meu apelo é que, quando haja indícios, sejamos todos nós sinalizadores de situações", disse.

Acerca do lar da Lourinhã alvo de denúncias de maus tratos e falta de condições, Ana Mendes Godinho indicou que foi fiscalizado em 2012.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.