NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Num jogo que ficou resolvido em quatro minutos, o tempo que o regressado Ronaldo demorou a bisar, Portugal somou, assim, o primeiro triunfo no Grupo B de apuramento para o Mundial de 2018
A selecção portuguesa, conduzida por um inédito póquer de Cristiano Ronaldo, somou o primeiro triunfo no Grupo B de apuramento para o Mundial2018, ao golear Andorra por 6-0, num "monólogo", em Aveiro.
Frente a uma das piores equipas da Europa, e que acabou com nove, o campeão do "velho continente" marcou meia dúzia de golos e poderia ter conseguido outros tantos, em mais uma noite histórica do 'capitão', que marcou aos 02, 04, 47 e 68 minutos, passando a somar 65, em 134 internacionalizações AA.
O lateral direito João Cancelo e o ponta de lança André Silva, ambos em estreia como titulares, marcaram os outros tentos, aos 44 e 86 minutos, respectivamente, num jogo em que Fernando Santos ainda estreou o jovem "leão" Gelson Martins.
Num jogo que ficou resolvido em quatro minutos, o tempo que o regressado Ronaldo demorou a bisar, Portugal somou, assim, o primeiro triunfo no Grupo B, mantendo-se, porém, a três pontos da Suíça, que venceu por 3-2 na Hungria, depois de na primeira ronda ter batido a equipa lusa por 2-0.
Em relação ao desaire em Basileia, Fernando Santos procedeu a cinco alterações, trocando William Carvalho e Éder, relegados para o banco, e Cédric, Adrien e Nani, todos lesionados, por André Gomes, Ricardo Quaresma, João Cancelo, André Silva e o regressado Cristiano Ronaldo.
Assim, Portugal entrou com Rui Patrício na baliza, uma defesa com João Cancelo, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro, dos médios centrais (André Gomes e João Moutinho) e dois extremos (Bernardo Silva e Ricardo Quaresma) no apoio aos avançados Cristiano Ronaldo e André Silva.
O encontro começou, praticamente, com dois golos de Portugal, nos dois primeiros remates, ambos por Cristiano Ronaldo, que marcou de pé esquerdo, aos dois minutos, após um canto, e de cabeça, aos quatro, assistido por Quaresma.
Com dois tentos em menos de quatro minutos, pensou-se de imediato numa goleada sem antecedentes, em superar o recorde, os dois 8-0, mas, embora sempre a dominar, Portugal só chegou ao terceiro quase em 'cima' do intervalo.
Pelo meio, entre o segundo e o terceiro, muitas foram as ocasiões desperdiçadas, mais ou menos flagrantes, num jogo em exclusivo na direcção da baliza de Josep Gomes, que brilhou aos 28 minutos, em resposta a um cabeceamento de José Fonte.
Aos 36 minutos, André Silva cabeceou à barra, para, aos 44, João Cancelo apontar, finalmente, o terceiro, após passe de Bernardo Silva e, aparentemente, num centro falhado.
Depois de marcar aos dois minutos da primeira parte, Ronaldo fez o mesmo aos dois da segunda, selando o hat-trick com um remate forte, no centro da área, depois de uma assistência de André Gomes.
Mesmo sem forçar, longe disso, Portugal continuou instalado junto da área de Andorra, que ficou com a tarefa mais complicada aos 62 minutos, com o segundo amarelo a Jordi Rubio, e ainda mais a partir dos 71, com o vermelho directo a Marc Rebés, após uma falta dura sobre Ronaldo.
Dois minutos antes de Andorra ficar reduzida a nove, a selecção lusa chegou ao quinto golo, obra de Ronaldo, que chegou ao seu primeiro póquer pela selecção 'AA', depois de José Fonte amortecer um cruzamento de Quaresma. O capitão tinha como melhores registos três hat-tricks.
Na parte final, e perante apenas nove jogadores de Andorra, Portugal foi somando ocasiões para aumentar a vantagem, mas só marcou mais uma vez, aos 86, por André Silva, que, após muitos falhanços, facturou com a ajuda de Moisés San Nicolás, apontando o primeiro tento pela equipa nacional.
Primeiro póquer de Ronaldo por Portugal na vitória por 6-0
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.