Sábado – Pense por si

Presidente turco vai encontrar-se com Putin em Agosto

17 de julho de 2016 às 12:51
As mais lidas

A agência de notícias estatal turca Anadolu anunciou que Erdogan vai encontrar-se com o seu homólogo russo e que este telefonou esta manhã desejando um "rápido regresso à estabilidade"

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, vão encontrar-se na primeira semana de Agosto, adiantou hoje a agência de notícias estatal turca Anadolu, citando fontes da Presidência da Turquia.

Este será o primeiro encontro desde a reaproximação entre os dois países em Junho passado, quando a Rússia afirmou que Erdogan pediu desculpas por a Turquia ter abatido um caça russo em Novembro do ano passado, junto à fronteira com a Síria, recorda a Agência France Presse.

Putin telefonou este domingo a Erdogan a desejar um "rápido regresso à estabilidade" no país, depois de na noite de sexta-feira a Turquia ter vivido uma tentativa de golpe de Estado, que fracassou.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse hoje que a situação no país "está completamente sob controlo".

O último balanço aponta para 161 mortos entre civis e forças leais ao presidente Recep Erdogan, 1.440 feridos e 2.839 militares revoltosos detidos.

Yildirim adiantou que 20 militares revoltosos morreram no decurso da tentativa de golpe de Estado, números que contrariam o balanço inicialmente avançado pelas Forças Armadas, que apontavam para 104 mortes de militares revoltosos, abatidos pelas forças leais ao presidente Erdogan.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.