Sábado – Pense por si

Plenário do SEF provoca demoras no aeroporto de Lisboa

Reunião de trabalhadores "terá afetado mais de 4.500 passageiros". Há relatos de pessoas que estiveram mais de quatro horas em "filas completamente desorganizadas" e outros que "desmaiaram enquanto aguardavam pelo controlo do passaporte".

Os passageiros de voos internacionais de fora da Europa que estão a chegar este domingo ao aeroporto de Lisboa estão a esperar entre quatro a cinco horas no controlo dos passaportes, na sequência de um plenário de trabalhadores do SEF.

Em resposta àLusa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) disse ser "alheio a esta iniciativa" e admitiu que "a reunião de trabalhadores terá afetado mais de 4.500 passageiros", segundo estimativas da ANA Aeroportos.

No aeroporto de Lisboa, aLusafalou com alguns dos passageiros afetados, que confirmaram ter esperado mais de quatro horas em "filas completamente desorganizadas".

George Hough chegou às 09:30 de um voo com origem no Canadá e só chegou à zona exterior do aeroporto às 13:40. "É a segunda vez que venho a Portugal, mas, se soubesse que isto ia acontecer, não tinha vindo", disse aos jornalistas.

Vítor Hugo Sousa, passageiro vindo do Brasil, contou que "não havia qualquer organização nas filas" e que não havia ninguém a dar informação sobre o que se passava. "Quando chegámos, vimos uma multidão e só havia dois agentes [do SEF] para controlar os passaportes dos voos de fora da Europa", disse.

Também Iara Campos, cidadã brasileira, disse que chegou num voo às 09:40, "com o marido diabético", e tiveram de aguardar "mais de quatro horas na fila". Segundo esta passageira, "houve pessoas que desmaiaram na fila enquanto aguardavam pelo controlo do passaporte".

Iara Campos acrescentou que, à chegada ao aeroporto, ainda dentro do avião, foram informados pela TAP [companhia na qual viajavam] de que havia "uma greve" e, que depois de duas horas na fila, receberam a indicação de que havia um problema com "os funcionários das migrações". Estes passageiros queixaram-se de falta de informação, de apoio e de desorganização nas filas.

Numa nota enviada à agênciaLusa, o SEF informa que houve um plenário de trabalhadores convocado por uma estrutura sindical entre as 06:00 e as 09:00, "que provocou constrangimentos na área das chegadas do aeroporto de Lisboa". O SEF adianta que naquele período assegurou os serviços mínimos e que avisou atempadamente a ANA para a possibilidade de constrangimentos.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.