Sábado – Pense por si

Papa incentiva cristãos à oração pelas "esperanças e sofrimentos" do mundo

Este domingo, na oração do Angelus, o Papa Francisco questionou os milhares de fieis que se encontravam no Vaticano se "sabemos ser intercessores pelos outros, isto é, sabemos rezar por eles e abençoar suas vidas?"

O Papa Francisco incentivou, este domingo, os cristãos à oração de intercessão "pelas esperanças e sofrimentos do mundo", lançando a questão aos presentes na Praça de São Pedro, no Vaticano, se sabem ser "intercessores pelos outros".

Na oração do Angelus, perante milhares de fiéis, o Papa falou sobre a festividade da Ascensão, que se assinala este domingo, defendendo que Jesus "sobe ao Pai para interceder" em favor dos homens.

"Ao subir ao Céu, Jesus, em vez de ficar perto de poucos com o seu corpo, faz-se próximo de todos com o seu Espírito. O Espírito Santo torna Jesus presente em nós, além das barreiras do tempo e do espaço, para nos tornar suas testemunhas no mundo", disse o pontífice, acrescentando que "assim, diante dos olhos do Pai, há e sempre haverá, com a humanidade de Jesus" as vidas dos homens, as suas esperanças e as suas feridas.

A terminar, o Papa deixou ainda o desafio: "sabemos ser intercessores pelos outros, isto é, sabemos rezar por eles e abençoar suas vidas?".

No final da oração, Francisco anunciou a realização de um Consistório no dia 27 de agosto, no qual serão criados 21 novos cardeais, entre os quais o atual arcebispo de Díli, Virgílio do Carmo da Silva, de 54 anos. A partir daquele dia, serão 229 os membros do Colégio Cardinalício, 131 dos quais com direito a voto num futuro conclave.

Portugal tem cinco membros neste Colégio: Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito e José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, estes dois últimos com mais de 80 anos e, por isso, sem direito a voto.

Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

Saiba como travar o cansaço

Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.