Sete pessoas foram detidas, entre elas, Hermínio Loureiro, antigo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional
A Polícia Judiciária realizou buscas na Câmara de Vila Verde no âmbito do processo "Ajuste Secreto", que já levou à detenção de sete pessoas na segunda-feira, informou hoje à Lusa a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em resposta enviada à Lusa, a PGR não revelou quaisquer outras informações sobre as buscas.
A Lusa tentou, insistentemente, ouvir o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela (PSD), mas ainda não foi possível.
A operação "Ajuste Secreto" resultou de uma investigação que durava há um ano e culminou na passada segunda-feira com a detenção de sete pessoas.
Entre os detidos, o nome mais mediático é o do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, que também foi secretário de Estado da Juventude e Desporto do Governo PSD chefiado por Santana Lopes e presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (2006-2010).
Hermínio Loureiro foi ainda presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis até Dezembro de 2016, quando renunciou ao mandato.
Na mesma operação, foram ainda detidos o actual presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo (PSD), o presidente da Concelhia local do PSD, José Oliveira e o ex-presidente do conselho de administração da Assembleia da República e ex-deputado social-democrata João Moura de Sá, além de três empresários da construção civil.
Os arguidos são suspeitos de crimes de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência.
João Moura de Sá integra a administração de uma das empresas do consórcio a quem a Câmara de Vila Verde adjudicou, em 2014 e por 10 anos, a recolha do lixo do concelho, por 490 mil euros anuais.
Na altura, os vereadores do PS votaram contra a concessão, alegando que o negócio configura um "verdadeiro atropelo à legalidade e à defesa do interesse público".
Moura de Sá é ainda administrador de uma empresa de consultoria que a Câmara de Vila Verde contratou para a realização de estudos sobre a criação de empresas municipais.
PJ fez buscas a Câmara de Vila Verde devido a "Ajuste Secreto"
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.