Pinto da Costa foi multado em 612 euros pelo CD da FPF, devido às declarações após o jogo da primeira mão, disputado em Braga, que terminou empatado 1-1, com os 'dragões' reduzidos a nove, por expulsões de Luis Díaz e Uribe.
O presidente do FC Porto foi suspenso por 21 dias pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por declarações após o jogo com o Sporting de Braga, da Taça de Portugal.
Para além da suspensão, Pinto da Costa foi multado em 612 euros pelo CD da FPF, devido às declarações após o jogo da primeira mão, disputado em Braga, que terminou empatado 1-1, com os 'dragões' reduzidos a nove, por expulsões de Luis Díaz e Uribe.
"Ao proferir as expressões "Nós queremos paz no futebol, mas não provoquem mais, não brinquem mais com o esforço de jogadores, dos treinadores e de todos os adeptos do Futebol Clube do Porto" e "não é desta forma [...] que nos vão vergar", o arguido adotou um tom notoriamente intimidatório e ameaçador, propalando que a "paz no futebol" está dependente de não "brincarem" e "provocarem" a equipa e a sociedade anónima desportiva a que o arguido se encontra associado", refere o CD da FPF.
Segundo o documento, as expressões utilizadas, vão "muito além da mera crítica à arbitragem ou à conduta ou decisões de qualquer órgão social da FPF".
"Encerram não só um juízo difamatório e depreciativo, além de intimidatório, que viola a dignidade e a honra profissionais dos visados, mas também a seriedade, a ética, a credibilidade e a lisura da competição desportiva, pelo que tais declarações não se afiguram cobertas pelo exercício de qualquer direito, incluindo o exercício da liberdade de expressão", acrescenta.
Pinto da Costa suspenso 21 dias pelo Conselho de Disciplina da FPF
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.