Sábado – Pense por si

Parlamento aprova na generalidade lei sobre segurança do ciberespaço

O regime jurídico pretende reforçar a segurança do ciberespaço nos Estados-membros.

O parlamento aprovou esta sexta, na generalidade, o regime jurídico da segurança do ciberespaço, que transpõe uma directiva europeia para a legislação portuguesa e visa reforçar a segurança nesta área nos Estados-membros.

A proposta de lei do Governo, aprovada com os votos do PS e PAN e abstenção do PCP, BE, PEV, PSD e CDS-PP, tem por objectivo "garantir um elevado nível comum de segurança das redes e dos sistemas de informação" em toda a União Europeia.

Este regime prevê que todos os Estados-membros adoptem uma Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço e a criação de um Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, órgão de consulta do primeiro-ministro para estes assuntos e que Portugal já adoptou.

É também previsto um Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e uma Equipa de Resposta a Incidentes CERT.PT, também já existentes.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.