Sábado – Pense por si

Parlamento alemão aprova missão militar na Síria

04 de dezembro de 2015 às 11:25
As mais lidas

Dos 598 votos registados, 445 apoiaram a posição do Governo alemão. Houve sete abstenções

O Parlamento alemão aprovou esta manhã a proposta do Executivo de enviar uma missão militar com 1200 soldados para a Síria para apoiar os esforços da França na luta contra os terroristas do Estado Islâmico.

Dos 598 votos registados, 445 apoiaram a posição do Governo alemão, enquanto 146 deputados votaram contra a proposta, que teve também sete abstenções.

Os grupos parlamentares dos conservadores e dos social-democratas, que sustentam o Executivo de Angela Merkel, haviam indicado a intenção de apoiar a medida.

Por outro lado, no debate preparatório que tinha começado na quarta-feira, os partidos da oposição, A Esquerda e Os Verdes, tinham anunciado que iam votar contra por considerarem que o terrorismo internacional não se resolver com bombardeamentos e que o envio das tropas precisa de ter um plano e um objectivo.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.