A suspensão foi feita em protesto contra "a deterioração" da situação no país, mas continuará nas discussões técnicas que decorrem em Genebra
A oposição Síria suspendeu a sua "participação formal" nas negociações de paz em Genebra em protesto contra "a deterioração" da situação no país, mas continuará nas discussões técnicas, anunciou hoje o mediador da ONU.
"Estou ciente da intenção do Alto Comité das Negociações para suspender a sua participação formal nas negociações na sede da ONU para expressar a sua insatisfação com a deterioração da situação humanitária e cessação das hostilidades na Síria", disse o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura.
Os responsáveis do Alto Comité das Negociações manifestaram, no entanto, a sua intenção de permanecer em Genebra para as discussões técnicas", acrescentou.
O Alto Comité das Negociações, que inclui os principais representantes da oposição e dos rebeldes sírios, está aparentemente dividido entre os que querem deixar Genebra (principalmente os grupos armados) e os que não pretendem acabar com o processo de paz, iniciado em Janeiro sob os auspícios das Nações Unidas.
O coordenador da oposição, Riad Hijab, considerou hoje "inaceitável" prosseguir com as negociações, enquanto o regime de Damasco continuar a "bombardear e a fazer morrer de fome os civis", referindo-se a uma ofensiva militar contra a região de Aleppo, apesar da trégua.
O Alto Comité das Negociações exige a saída do Presidente sírio, Bashar al-Assad, no poder há 16 anos, enquanto o regime considera que o destino do chefe de Estado não é negociável.
A ONU negoceia a criação de um Governo de transição e uma nova Constituição, antes de organizar eleições presidenciais e legislativas em 2017.
Sobre a situação militar e humanitária na Síria, Steffano de Mistura disse que a trégua imposta a 27 de Fevereiro ainda se mantém "em muitas áreas".
"Mas os combates intensificaram-se e é preocupante. O acesso de ajuda humanitária ainda está a ser feito de uma forma muito lenta", acrescentou.
Já foram realizadas duas rondas de negociações na sede da ONU, mas sem resultados.
A terceira ronda começou no passado dia 13 e deve estar concluída até ao final da semana.
Oposição síria suspende "participação formal" nas negociações de paz
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.