Sábado – Pense por si

Obama diz que António Guterres já provou ser líder eficaz

Presidente dos EUA acredita que ter Guterres como secretário-geral da ONU será importante numa altura em que os desafios mundiais e a incerteza continuam a aumentar

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje que o antigo primeiro-ministro português António Guterres, que assume o cargo de secretário-geral das Nações Unidas a 1 de Janeiro, já provou ser um líder eficaz.

Obama, que recebeu Guterres na Casa Branca, referiu que tê-lo como secretário-geral da ONU será importante numa altura em que os desafios mundiais e a incerteza continuam a aumentar.

António Guterres, por seu turno, expressou o seu "total compromisso" em trabalhar em estreita colaboração com Obama e com o presidente eleito Donald Trump.

Disse que o mundo precisa de uma ONU mais eficaz, também em termos económicos, e com uma abordagem reformista, adiantando estar comprometido com tal objectivo, partilhado pelos Estados Unidos.

Ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Guterres foi eleito em Outubro para suceder a Ban Ki-moon.

No início do mês, Guterres já se tinha encontrado com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, que considerou o secretário-geral designado da ONU o "homem certo para o momento".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.