NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Os segundos lugares neste estado foram ocupados por Hillary Clinton e por John Kasich
O senador norte-americano Bernie Sanders venceu as primárias do Partido Democrata de terça-feira no estado de New Hampshire, derrotando a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.
Tanto Sanders como Clinton já reconheceram este resultado, confirmando aquilo que avançaram todas as sondagens divulgadas pelas cadeias de televisão norte-americanas após o fim das votações.
Quando estavam contados 50% dos votos, Bernie Sanders tinha 59,4% dos sufrágios, uma vantagem de 20 pontos percentuais em relação a Clinton.
As sondagens divulgadas após o fecho das urnas davam, em média, uma vantagem a Sanders de 13,3 pontos sobre a sua rival política.
O New Hampshire elege 32 delegados às convenções nacionais democratas em que será nomeado o candidato do partido a Presidente dos EUA nas eleições de Novembro.
No discurso de vitória, Bernie Sanders considerou que o resultado em New Hampshire revela que os norte-americanos desejam "uma mudança real" e é uma "mensagem que terá eco de Wall Street a Washington".
"O Governo do nosso grande país pertence a todo o povo e não apenas a um punhado de ricos que contribuem para as campanhas [eleitorais]", disse Sanders. "Aquilo que começou na semana passada no Iowa e que New Hampshire confirmou hoje é nada menos do que o começo de uma revolução política, que unirá milhões de pessoas", acrescentou.
Já Hillary Clinton reconheceu a derrota e felicitou Bernie Sanders pelo resultado.
A ex-secretária de Estado disse que continuará a lutar por "cada voto" e que sabia que o "caminho não seria fácil" quando iniciou a esta corrida à Casa Branca.
A aspirante a candidata democrata à Presidência norte-americana reconheceu que tem, em especial, de trabalhar junto do eleitorado mais jovem.
Hillary Clinton venceu Bernie Sanders na eleição de delegados do Iowa, mas por uma margem mínima, uma vez que obteve 49,86%, a muito pouca distância dos 49,57% do seu adversário político.
O facto de o Estado de New Hampshire ser o primeiro a organizar primárias após o caucus (assembleias populares) de Iowa confere-lhe uma importância particular, porque representa, tradicionalmente, a tendência de quem serão os escolhidos das duas formações partidárias.
Donald Trump ganha primárias republicanas
O milionário Donald Trump ganhou as primárias do Partido Republicano no estado de New Hampshire, que decorreram na terça-feira.
Trump já reivindicou a sua primeira vitória na corrida à nomeação como candidato republicano a Presidente dos EUA nas eleições deste ano, que estão marcadas para Novembro.
Segundo resultados preliminares, o governador do Ohio John Kasich ficou em segundo lugar nas votações do Partido Republicano no estado de New Hampshire.
Quando estavam contados 62% dos votos, Trump tinha 34,4% dos sufrágios e Kasich 16,2%.
As sondagens divulgadas pelas grandes cadeias de televisão norte-americanas após o fecho das urnas davam a vitória a Trump com uma média de 31,2% dos votos.
New Hampshire elege 23 delegados republicanos às convenções nacionais do partido que nomeiam o candidato à casa Branca.
No discurso de vitória, Trump disse que se chegar à Casa Branca os EUA voltarão a ser um país "maravilhoso", respeitado no mundo, reiterando promessas que tem feito na sua campanha, como a construção de "um muro" para travar a passagem de imigrantes ou "a protecção sagrada da segunda emenda" da Constituição norte-americana, relacionada com o direito à posse de armas.
Já John Kasich, que conseguiu um surpreendente segundo lugar, considerou o seu resultado uma vitória da "luz sobre a escuridão" da política.
"Talvez estejamos a passar uma página depois da fase escura da política norte-americana, porque esta noite a luz impôs-se à escuridão das campanhas negativas", afirmou.
As sondagens nacionais têm colocado Kasich no sexto lugar entre os aspirantes republicanos à nomeação como candidatos à Casa Branca.
No Iowa, o senador Ted Cruz, de ascendência cubana, ganhou a Donald Trump e Marco Rubio ficou em terceiro lugar, a apenas um ponto do magnata.
New Hampshire: Primárias dão vitória a Sanders e a Trump
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"