Poeta e cantor morreu aos 82 anos. Notícia foi dada pelo seu agente na página de Facebook
Artistas do mundo da música e do cinema lamentaram hoje nas redes sociais a morte do canadiano Leonard Cohen, aos 82 anos, anunciada na quinta-feira.
A também canadiana Alanis Morissette publicou um 'emoji' (imagem de uma cara) a chorar no Twitter, enquanto o cantor norte-americano Justin Timberlake destacou "o espírito e a alma incomparáveis" de Cohen.
A Academia norte-americana que atribui os prémios de música Grammy difundiu um comunicado em que destaca a influência de Cohen "durante mais de cinco décadas" e sublinha que se tornou "num dos poetas pop mais reverenciados e numa referência para muitos cantores e compositores".
"O seu extraordinário talento teve um impacto profundo em incontáveis cantores e compositores", acrescenta a mesma academia, para quem Cohen era um artista muito querido que cuja ausência será "terrivelmente" sentida.
Desde Hollywood, o actor Russell Crowe escreveu: "Querido Leonard Cohen, obrigada pelas noites tranquilas, a reflexão, a perspectiva, os sorrisos irónicos e a verdade".
Dear Leonard Cohen, thanks for the quiet nights, the reflection, the perspective, the wry smiles and the truth #towerofsong
Dear Leonard Cohen, thanks for the quiet nights, the reflection, the perspective, the wry smiles and the truth #towerofsong
O actor Rob Lowe descreve que viveu a morte de "muitas lendas" mas nunca viu "tantas citações" do trabalho de uma delas como hoje, em referência aos versos de poemas de Cohen publicados na internet desde o momento em que se soube da sua morte.
Leonard Cohen festejou a 21 de Setembro os seus 82 anos com um novo álbum,You Want It Darker, o 14.º da sua carreira, no qual reflectia sobre sua própria mortalidade e, com a sua voz grave, interrogava-se sobre a natureza do homem e de um Deus todo-poderoso.
A morte do músico foi anunciada na quinta-feira (hoje em Lisboa) pelo seu agente, através da página de Facebook do músico.
"É com profunda tristeza que informamos que o poeta, compositor e artista lendário Leonard Cohen morreu", escreveu o seu agente na página do Facebook do músico.
"Perdemos um dos visionários mais prolíficos e respeitados do mundo da música", refere o comunicado.
Mundo do espectáculo chora a morte de Leonard Cohen
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.