Sábado – Pense por si

Mundo do espectáculo chora a morte de Leonard Cohen

11 de novembro de 2016 às 08:34
As mais lidas

Poeta e cantor morreu aos 82 anos. Notícia foi dada pelo seu agente na página de Facebook

Artistas do mundo da música e do cinema lamentaram hoje nas redes sociais a morte do canadiano Leonard Cohen, aos 82 anos, anunciada na quinta-feira.

A também canadiana Alanis Morissette publicou um 'emoji' (imagem de uma cara) a chorar no Twitter, enquanto o cantor norte-americano Justin Timberlake destacou "o espírito e a alma incomparáveis" de Cohen.

leonard cohen

#RIPLeonardCohen

A spirit and soul beyond compare.

Leonard Cohen RIP https://t.co/xkbBlrZpAn

A Academia norte-americana que atribui os prémios de música Grammy difundiu um comunicado em que destaca a influência de Cohen "durante mais de cinco décadas" e sublinha que se tornou "num dos poetas pop mais reverenciados e numa referência para muitos cantores e compositores".

"O seu extraordinário talento teve um impacto profundo em incontáveis cantores e compositores", acrescenta a mesma academia, para quem Cohen era um artista muito querido que cuja ausência será "terrivelmente" sentida.

Desde Hollywood, o actor Russell Crowe escreveu: "Querido Leonard Cohen, obrigada pelas noites tranquilas, a reflexão, a perspectiva, os sorrisos irónicos e a verdade".

Dear Leonard Cohen, thanks for the quiet nights, the reflection, the perspective, the wry smiles and the truth #towerofsong

O actor Rob Lowe descreve que viveu a morte de "muitas lendas" mas nunca viu "tantas citações" do trabalho de uma delas como hoje, em referência aos versos de poemas de Cohen publicados na internet desde o momento em que se soube da sua morte.

Leonard Cohen festejou a 21 de Setembro os seus 82 anos com um novo álbum,You Want It Darker, o 14.º da sua carreira, no qual reflectia sobre sua própria mortalidade e, com a sua voz grave, interrogava-se sobre a natureza do homem e de um Deus todo-poderoso.

A morte do músico foi anunciada na quinta-feira (hoje em Lisboa) pelo seu agente, através da página de Facebook do músico.

"É com profunda tristeza que informamos que o poeta, compositor e artista lendário Leonard Cohen morreu", escreveu o seu agente na página do Facebook do músico.

"Perdemos um dos visionários mais prolíficos e respeitados do mundo da música", refere o comunicado.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres