NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, convocou hoje uma reunião do gabinete ministerial para terça-feira, no mesmo dia em que o partido no poder avança no Parlamento com o processo de destituição do líder
O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, convocou hoje uma reunião do gabinete ministerial para terça-feira, no mesmo dia em que o partido no poder, a ZANU-PF, avança no Parlamento com o processo de destituição do líder zimbabueano.
A informação da convocação foi avançada pelo chefe de gabinete de Mugabe, que referiu que é aguardada a presença de todos os ministros na reunião, que irá decorrer no período da manhã no edifício presidencial na capital, Harare.
Robert Mugabe, de 93 anos, ignorou até ao momento todos os ultimatos para se afastar da presidência e ceder o poder, incluindo o ultimato feito pelo seu próprio partido, a União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (ZANU-PF), que terminava hoje.
Em reacção, os deputados da ZANU-PF anunciaram hoje que vão avançar na terça-feira com o processo que permitirá desencadear a destituição, em apenas dois dias, de Robert Mugabe, que esteve no poder nos últimos 37 anos.
No domingo, a ZANU-PF já tinha destituído Mugabe da liderança da força política e apresentou Emmerson Mnangagwa como candidato às eleições presidenciais de 2018.
Robert Mugabe permanece em prisão domiciliária desde a noite da passada terça-feira, altura em que os militares tomaram o controlo da capital Harare.
Até à data, os militares sempre rejeitaram a ideia de que esta crise é um "golpe de Estado".
Segundo o exército zimbabueano, a operação foi desencadeada para visar "os criminosos" que rodeiam Mugabe, o mais velho dirigente em exercício do mundo, e não para desencadear "um golpe de Estado contra o Governo".
Robert Mugabe está no poder desde a independência do Zimbabué, em 1980, e era apresentado como o candidato da ZANU-PF às eleições presidenciais de 2018.
Mugabe ignora ultimatos e convoca gabinete ministerial para terça-feira
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.