
Zimbabué. Divórcio da filha de Robert Mugabe revela riqueza
As propriedades Bona Mugabe incluem quintas adquiridas pela família no início dos anos 2000 durante a polémica aquisição estatal de propriedade de brancos.
As propriedades Bona Mugabe incluem quintas adquiridas pela família no início dos anos 2000 durante a polémica aquisição estatal de propriedade de brancos.
Acordo até agora nunca confirmado validou a colaboração formal entre o Estado Novo e os regimes segregacionistas da África do Sul e Rodésia, em 1970.
O funeral do antigo chefe de Estado realizou-se, este sábado, na sua propriedade rural, com fortes medidas de segurança, com o caixão envolto na bandeira do país a ser transportado por militares. "Este homem vive para sempre", declarou o padre que conduziu as cerimónias fúnebres realizadas sem a presença da população.
Robert Mugabe morreu esta sexta-feira aos 95 anos, cerca de dois anos após renunciar ao cargo de presidente que ocupou durante 37.
"Ao mesmo tempo que se intitulava salvador do Zimbabué, Robert Mugabe infligiu danos profundos ao seu povo", afirmou o vice-diretor regional da Amnistia Internacional.
"África perdeu assim, um grande filho, que conduziu com valentia e heroísmo a luta pela liberdade, pelo resgate da soberania nacional", escreveu João Lourenço.
Depois de quase quatro décadas no poder, Robert Mugabe morreu esta sexta-feira. Tinha 95 anos.
O ditador foi o primeiro presidente do Zimbabwe pós-independência. Tinha 95 anos.
Duas décadas de política monetária irracional destruíram a economia do Zimbabwe e geraram uma inflação desenfreada, dizimando as poupanças da população por duas vezes.
Uma familiar e três empregados foram acusados de roubar uma mala ao antigo Presidente do Zimbabué.
"Asseguro-vos que sou mesmo eu", afirmou o líder de estado.
Após dias de espera marcados por violência, resultados oficiais confirmam vitória.
O presidente cessante, antigo braço direito do seu antecessor, Robert Mugabe, derrubado em Novembro, foi proclamado vencedor da eleição presidencial.
Centenas de partidários da oposição saíram à rua esta quarta-feira, defendendo que foram cometidas fraudes nas eleições gerais de segunda-feira.
A oposição está a acusar o partido Zanu-PF de Emmerson Mnangagwa de fraude eleitoral.
Este é primeiro ato eleitoral desde a queda do Presidente Robert Mugabe.