Sábado – Pense por si

Morreu o antigo ministro socialista Maldonado Gonelha

Tinha 86 anos. Foi ministro do Trabalho e da Saúde dos governos de Mário Soares.

Maldonado Gonelha, antigo ministro socialista do Trabalho e da Saúde dos governos de Mário Soares, faleceu hoje aos 86 anos, lê-se numa nota de pesar divulgada pelo PS.

"O PS manifesta o seu profundo pesar pela morte de Maldonado Gonelha, destacado militante e dirigente socialista, que foi ministro do Trabalho no I e no II Governo Constitucional, e ministro da Saúde no IX Governo Constitucional", refere a nota do PS.

António Manuel Maldonado Gonelha, eletricista de profissão, nasceu em Lisboa em 9 de junho de 1935.

Segundo o PS, entre 1976 e 1987, Maldonado Gonelha foi eleito deputado à Assembleia da República, sempre pelo círculo de Setúbal, e presidiu à Comissão Portuguesa do Atlântico.

"Dedicou parte significativa da sua vida à gestão de empresas, tendo integrado o Conselho de Administração da EDP e a vice-presidência do conselho de administração da Lusitânia Companhia de Seguros e Lusitânia Vida. Foi também administrador do Montepio Geral", acrescenta o PS.

Em termos de ação governativa, Maldonado Gonelha foi subsecretário de Estado do Trabalho no VI Governo Provisório, secretário de Estado do Trabalho no I Governo Constitucional e ministro desta pasta nos I e II governos constitucionais.

Ainda num executivo liderado por Mário Soares, desempenhou as funções de ministro da Saúde no IX Governo Constitucional, o do Bloco Central PS/PSD.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.