Sábado – Pense por si

Ministros europeus debatem possibilidades de pesca para 2019

Para Portugal, a Comissão Europeia propõe corte de 14% nas capturas de pescada e noutra espécie comercialmente relevante, o tamboril, uma subida de 2%, face a 2018.

Os ministros das Pescas da União Europeia (UE) debatem hoje as possibilidades depescapara2019, numa negociação tradicionalmente longa até se conseguir um acordo entre o que propõe Bruxelas e o que querem os Estados-membros, incluindoPortugal.

Para Portugal, a Comissão Europeia propõe, nomeadamente, um corte de 14% nas capturas depescadae noutra espécie comercialmente relevante, o tamboril, uma subida de 2%, face a este ano.

As quotas nacionais para 2019 vão incluir o pescado capturado acessoriamente, que deixa de ser possível devolver ao mar e tem que ser obrigatoriamente desembarcado.

A proposta da Comissão Europeia, além de se basear em pareceres científicos, tem em vista o objectivo de atingir, em2020, uma gestão de todas as unidades populacionais ao nível do Rendimento Máximo Sustentável.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.