Sábado – Pense por si

Ministros europeus debatem possibilidades de pesca para 2019

18 de dezembro de 2018 às 07:20
As mais lidas

Para Portugal, a Comissão Europeia propõe corte de 14% nas capturas de pescada e noutra espécie comercialmente relevante, o tamboril, uma subida de 2%, face a 2018.

Os ministros das Pescas da União Europeia (UE) debatem hoje as possibilidades depescapara2019, numa negociação tradicionalmente longa até se conseguir um acordo entre o que propõe Bruxelas e o que querem os Estados-membros, incluindoPortugal.

Para Portugal, a Comissão Europeia propõe, nomeadamente, um corte de 14% nas capturas depescadae noutra espécie comercialmente relevante, o tamboril, uma subida de 2%, face a este ano.

As quotas nacionais para 2019 vão incluir o pescado capturado acessoriamente, que deixa de ser possível devolver ao mar e tem que ser obrigatoriamente desembarcado.

A proposta da Comissão Europeia, além de se basear em pareceres científicos, tem em vista o objectivo de atingir, em2020, uma gestão de todas as unidades populacionais ao nível do Rendimento Máximo Sustentável.