Bloquistas consideram que documento tem "medidas importantes", mas também "enormes restrições".
A Mesa Nacional do BE reúne-se hoje para definir o sentido de voto do partido, na generalidade, noOrçamento do Estado para 2019(OE2019), proposta que os bloquistas consideram ter "medidas importantes", mas também "enormes restrições".
Na terça-feira, dia seguinte à entrega da proposta do Governo do OE2019 no parlamento, a deputada do BE Mariana Mortágua defendeu ser "natural" o voto favorável bloquista na generalidade, embora tivesse remetido a decisão para a Mesa Nacional, órgão máximo do partido entre convenções.
Fonte do Bloco de Esquerda disse à agência Lusa que a proposta de Orçamento apresentada pelo Governo inclui medidas importantes já negociadas com o partido, mas apresenta "ainda enormes restrições impostas pelo alinhamento europeu do Partido Socialista e por uma opção que prioriza a política de défice zero ao investimento estrutural que garanta a universalidade dos serviços públicos".
No domingo, a coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, já tinha enaltecido os "bons resultados" da negociação para o OE2019, destacando "a aproximação em matérias que parecia haver divergências insanáveis", mas avisou que o "trabalho vai continuar na especialidade".
Entre as propostas que o BE vai apresentar na discussão na especialidade está a questão do IVA da electricidade na potência contratada.
No final da reunião deste órgão máximo do partido entre convenções nacionais, a coordenadora do BE, Catarina Martins, dará uma conferência de imprensa, como é habitual, para adiantar aos jornalistas as principais conclusões.
Mesa Nacional do BE decide voto do OE2019 na generalidade
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.