Dados divulgados esta quinta-feira pela Associação Automóvel de Portugal revelam que, depois da Peugeot, que lidera a lista dos automóveis ligeiros de passageiros mais vendidos, surge a Mercedes e a BMW.
O mercado automóvel registou uma quebra de 25,7% nos primeiros três meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, com 39.310 novos veículos colocados em circulação, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgados esta quinta-feira.
"Em termos acumulados, no primeiro trimestre de 2021, foram colocados em circulação 39.310 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 25,7% face ao mesmo período de 2020", indicou, em comunicado, a ACAP.
Em março, foram matriculados 16.099 automóveis, mais 29,8% do que no mesmo mês do ano anterior, um resultado "enganador".
Conforme explicou a ACAP, no mês homólogo de 2020 o mercado foi "anormalmente baixo", impactado pela primeira vaga da pandemia de covid-19. "Assim, se efetuarmos a comparação com o mês de março de 2019, concluímos que o mercado cai, efetivamente, 43,6%", apontou.
Já em relação às marcas dos automóveis ligeiros de passageiros, a Peugeot vendeu 4593 carros nos primeiros três meses do ano e, logo a seguir surge a Mercedes, com 3273 veículos vendidos, e a BMW, com 2558.
Por tipologia, de janeiro a março, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros ascenderam a 31.039 unidades, menos 31,5% do que no período homólogo e, só em março, fixaram-se em 12.699, mais 19,8% do que no mesmo mês de 2020. Por sua vez, o mercado de ligeiros de mercadorias atingiu 7.062 unidades no primeiro trimestre, um aumento homólogo de 6,4%, enquanto, em março, registou uma evolução positiva de 87,7% para 2.923 unidades.
O mercado de veículos pesados, que inclui os de passageiros e de mercadorias, contabilizou 1.209 unidades nos primeiros três meses do ano, um crescimento de 18,2% face ao mesmo período de 2020, enquanto, em março, cresceu 93,9%, com 477 veículos comercializados.
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