Sábado – Pense por si

Hamilton conquista 50ª pole position da carreira

O tricampeão do Mundo vai partir do primeiro lugar da grelha de partida na estreia do Campeonato do Mundo de 2016. As novas regras de qualificação receberam críticas de quase todos os pilotos

O britânico Lewis Hamilton conquistou a sua 50ªpole positionda carreira, assegurando o primeiro lugar da grelha de partida para o Grande Prémio da Austrália, primeira prova do Mundial de Fórmula 1, ao volante do seu Mercedes.

Hamilton, campeão do mundo em 2008, 2014 e 2015, alcançou o melhor registo da qualificação, deste sábado, com o tempo de 1.23,837 minutos, deixando o alemão e companheiro de equipa Nico Rosberg na segunda posição, a 0,360 segundos.

A segunda linha da grelha de partida para a corrida no circuito de Albert Park, em Melbourne, vai ser ocupada pela dupla da Ferrari, com o alemão Sebastian Vettel no terceiro posto e o finlandês Kimi Raikkonen no quarto, ambos à frente do holandês Max Verstappen (Toro Rosso), quinto.

As novas regras na qualificação, com a eliminação progressiva dos mais lentos, a cada minuto e meio, acabou por impedir que Vettel, Raikkonen ou Rosberg tentassem sequer bater o tempo de Hamilton, e mereceram as críticas de praticamente todos os pilotos.

"Senti falta dos velhos dias de qualificação, quando saías para a pista e andavas, andavas e andavas", afirmou Hamilton, que antes já tinha sido o mais rápido nas três sessões de treinos livres, salientando que este formato não era atrativo para os adeptos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.