Sábado – Pense por si

Governo dá mais de 40 ME à Câmara do Porto

15 de julho de 2015 às 17:24
As mais lidas

O valor será atribuído com o objectivo de dar início ao terminal intermodal de Campanhã e para resolver diferendos relacionados com o aeroporto

O Governo vai atribuir à Câmara do Porto mais de 40 milhões de euros para avançar com o terminal intermodal de Campanhã e resolver diferendos relacionados com o aeroporto, a STCP, a Metro e a Sociedade de Reabilitação.

 

O anúncio sobre o designado "Acordo do Porto" foi feito hoje nos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, numa sessão que contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

 

De acordo com Moreira, a Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) vai passar a ser detida em 100% pelo município sem perder o financiamento do Governo nos próximos cinco anos, o terminal intermodal de Campanhã avança no imediato a cargo da autarquia e esta, no total do acordo, é indemnizada devido aos terrenos do Aeroporto e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

 

Ao mesmo tempo, a câmara dá por concluída uma divergência e uma dívida com o Metro do Porto devido às obras na avenida da Boavista.

 

Os processos relacionados com o aeroporto e a STCP eram alvo de contenciosos judiciais antigos entre a autarquia e o Estado.