Sábado – Pense por si

Pires de Lima quer situação dos vistos gold resolvida

15 de julho de 2015 às 17:28
As mais lidas

A atribuição dos vistos dourados está suspensa desde 01 de Julho e só será retomada com a publicação do "diploma regulador"

O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse esta quarta-feira esperar que as questões regulamentares que levaram à suspensão da atribuição dos vistos 'gold' sejam resolvidas para que "este programa possa recuperar a intensidade".

 

O ministro da Economia, António Pires de Lima, está hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas sobre a privatização da TAP, na sequência de um requerimento apresentado pelo Partido Socialista (PS), e para debater a política geral do ministério e outros assuntos de actualidade.

 

O governante está a ser ouvido há quase cinco horas, na última audição regimental desta legislatura, que arrancou cerca das 10:23.

 

A atribuição dos vistos 'gold', também conhecidos como dourados, está suspensa desde 01 de Julho e só será retomada com a publicação do "diploma regulador" da Autorização de Residência para Actividade de Investimento (ARI), segundo fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

 

Questionado sobre o assunto, António Pires de Lima afirmou que, "de facto, não é positivo que tenham surgido questões, dúvidas e processos" relativamente à atribuição dos vistos dourados, uma vez que este é "o programa mais bem sucedido de vistos de investimento imobiliário".

 

"Esperamos muito francamente que do ponto de vista regulamentar" fiquem "resolvidas as questões, para que este programa possa recuperar a intensidade que tinha e teve durante os anos de 2013 e 2014", sublinhou.

 

Este programa "foi realmente importante para reactivar o mercado imobiliário", nomeadamente o mais qualificado.

 

Entretanto, o Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF) exigiu hoje um esclarecimento público do director nacional do SEF sobre notícias que indicam uma diminuição drástica de concessão dos chamados vistos 'gold'.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.