A atribuição dos vistos dourados está suspensa desde 01 de Julho e só será retomada com a publicação do "diploma regulador"
O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse esta quarta-feira esperar que as questões regulamentares que levaram à suspensão da atribuição dos vistos 'gold' sejam resolvidas para que "este programa possa recuperar a intensidade".
O ministro da Economia, António Pires de Lima, está hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas sobre a privatização da TAP, na sequência de um requerimento apresentado pelo Partido Socialista (PS), e para debater a política geral do ministério e outros assuntos de actualidade.
O governante está a ser ouvido há quase cinco horas, na última audição regimental desta legislatura, que arrancou cerca das 10:23.
A atribuição dos vistos 'gold', também conhecidos como dourados, está suspensa desde 01 de Julho e só será retomada com a publicação do "diploma regulador" da Autorização de Residência para Actividade de Investimento (ARI), segundo fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Questionado sobre o assunto, António Pires de Lima afirmou que, "de facto, não é positivo que tenham surgido questões, dúvidas e processos" relativamente à atribuição dos vistos dourados, uma vez que este é "o programa mais bem sucedido de vistos de investimento imobiliário".
"Esperamos muito francamente que do ponto de vista regulamentar" fiquem "resolvidas as questões, para que este programa possa recuperar a intensidade que tinha e teve durante os anos de 2013 e 2014", sublinhou.
Este programa "foi realmente importante para reactivar o mercado imobiliário", nomeadamente o mais qualificado.
Entretanto, o Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF) exigiu hoje um esclarecimento público do director nacional do SEF sobre notícias que indicam uma diminuição drástica de concessão dos chamados vistos 'gold'.
Pires de Lima quer situação dos vistos gold resolvida
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."